Sobre alimentação

Vale a pena fazer festa no parque?

Outubro 2017 - texto da Aline Padovani para o blog Tá na hora do papá (fotos Ana Quesada Fotografia)

 

Difícil hoje em dia é gastar pouco em festa de aniversário…. Geralmente cheia de pre-requisitos, muitas guloseimas, enfeites, personalizados, lembrancinhas, o orçamento final pra uma festa bacana não sai nada barato.

O primeiro aninho do Nícolas foi em uma praça, uma das poucas praças bem cuidadas e disponíveis para lazer em São Paulo. Nós preparamos tudo, desde decoração até comida, e o resultado final foi lindo, mas exaustivo demais…

Como os alimentos chegam até a minha mesa?

Março 2016 - texto da Tá na mesa para o blog Sou mãe

 

Onde e como foram plantados? Como foram colhidos? Quanto rodou para chegar até a minha casa? Quanto ficou pelo caminho desperdiçado? São perguntas que quase nunca sabemos responder. Vamos ao mercado ou ao restaurante com a certeza de que haverá comida lá, esperando por nós, simples assim como se fosse mágica, sem pensar no processo que o alimento passa ao ser produzido, transportado, comercializado, cozido, comido e eliminado.

IA: método BLW, eficaz ou não?

Março 2016 - texto da Tá na mesa para o blog Desapeguinho

 

A sequência tradicional de introdução de alimentos vem sofrendo pequenas alterações, e há pouco tempo surgiu uma nova técnica, a BLW, que incentiva a autonomia do bebê durante as refeições introduzindo alimentos sólidos sem o uso de colheres, papinhas ou mingau, guiada pelo bebê. 

No BLW, por volta dos 6 meses, o bebê começa a fazer as refeições junto com a família sentado em seu cadeirão, e a comida é oferecida picada, do tamanho que seja bom para ele segurar com as mãos e levar

Você sabe o que seu filho anda comendo?

Março 2016 - texto da Tá na mesa para o blog Desapeguinho

 

O aumento das químicas, agrotóxicos, processados e ultra processados aplicados nos alimentos para que durem mais, para que fiquem mais bonitos e que tenham o ano todo assusta muito.

O mercado de produtos orgânicos tem crescido no Brasil e já ocupa uma posição de destaque na produção mundial. Para ser considerado um alimento orgânico, a produção precisa se preocupar com o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.

Festa de aniversário saudável, é possível?

Fevereiro 2016 - texto da Tá na mesa para o blog Sou Mãe

 

Chega o aniversário dos nossos filhos, e você, mãe, que passou o ano inteiro buscando uma boa alimentação para seu filho agora vai “meter o pé na jaca”?

Críticas não vão faltar se optar por uma festa com proposta mais saudável, mas mostre que é possível fazer uma festinha sem frituras e deliciosa para nossos filhos e convidados. Aqui vão algumas ideias.

Educação alimentar: e na escola do seu filho?

Janeiro 2016 - texto da Tá na mesa para o blog Sou Mãe

 

Estive procurando escola (rede particular) para a minha filha – uma verdadeira saga. Minha constatação: quase nenhuma escola está preocupa com uma boa alimentação para seus alunos e tem as que fingem que se preocupam.

Muito pais também não notam a importância disso, muitos só querem saber se o filho de 4 anos já sabe as letras do alfabeto. Quem se importa com a idade lúdica da vida e como filho está adaptando o paladar? 

10 motivos para levar seu filho para a cozinha

Novembro 2015 - texto da Tá na mesa para o blog Sou Mãe

 

Você acha o caos levar seu filho à feira? Seu filho não reconhece verduras e frutas? Ele acha que o leite vem da caixinha do mercado? Hummm, acho que tem algo errado nessa história.Levar o seu filho na feira e no mercado é muito mais do que só uma rotina – pode ser um passeio cheio de aprendizados. Nessas saídas, é possível ativar a curiosidade do seu filho, mostrar para ele os cheiros, as cores, as formas, as texturas e explicar sobre cada alimento.  

Porque nossos filhos merecem orgânicos!

Outubro 2015 - texto da Tá na mesa para o blog Sou Mãe

 

A alimentação consciente na primeira infância é fundamental para toda a vida. É nessa fase que formamos o nosso paladar. Quando uma criança nasce, ela é um caderno com páginas em branco e nós, pais, somos responsáveis por preencher as primeiras páginas formando para nossos filhos bases e critérios de escolhas para toda uma vida. Os orgânicos são comprovadamente melhores e mais saudáveis do que os não-orgânicos. E eles vieram para ficar. 

O que colocar na lancheira?

Setembro 2015 - texto da Tá na mesa para o blog Sou Mãe

 

Sim, eu sei o quanto é difícil administrar a logística de ter tudo fresco para fazer uma linda lancheira saudável para seu filho e ainda dar conta das outras “coisas da vida”. Sou mãe. Mas acredite, vale muito a atenção dedicada por uma saúde melhor para nossos filhos.

Mas antes de falar sobre lancheira você sabe o que é alimentos processados?

Primeiro anos fazem diferença para uma vida

Setembro 2015 - texto da Tá na mesa para o blog Sou Mãe

 

Como será, como é ou como foi a alimentação dos primeiros anos do seu filho?

Somos o que comemos, e precisamos de uma dieta variada para garantir uma nutrição adequada.

Os dois primeiros anos de uma criança são caracterizados pelo crescimento e desenvolvimento acelerado, incluindo habilidades para pegar, sentir, mastigar e digerir alimentos além do leite materno. Além de a criança criar capacidades psicomotoras e neurológicas que podem ser observadas a cada mês, como sustentar a cabeça e sentar sem apoio.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2016  Tá na Mesa Culinária Consciente